segunda-feira, 29 de maio de 2017

Conclusão do Projeto!

Após um logo trabalho, onde dedicamos diversas horas e muita dedicação, finalizamos o nosso projeto com exito.
O aplicativo está funcionando de acordo com o esperado.O mesmo já está funcionamento para auxiliar os estudantes de física em quaisquer problemas que envolvem vetores.

Figura 1 - Tela inicial do programa.
O aplicativo contem índices informativos que auxiliarão os usuários a entender as funcionalidades de cada utilidade, antes mesmo de selecionar a opção desejada.
Os cálculos funcionam perfeitamente assim que as variáveis solicitadas são preenchidas.
Figura 2 - Cálculo de distância.

Após as diversas atualizações realizadas em nosso aplicativo, temos a certeza que o mesmo não desapontará, entregando muito mais do que os resultados já esperados. Além de fornecermos um aplicativo que realiza contas, estamos entregando uma oportunidade para o bom entendimento dos cálculos e das funções físicas.

domingo, 28 de maio de 2017

Andamento do Projeto!

O projeto que está sendo desenvolvido para o auxilio de cálculos de vetores está mais próximo do que nunca para ser utilizado.
O nosso grupo está trabalhando dia após dia para finalizarmos esse desafio e então disponibilizarmos o aplicativo para os estudantes de física.

O programa funciona com base em em fórmulas físicas com finalidade de auxiliar em problemas físicos. O usuário seleciona o cálculo a ser realizado (Ex: Cálculo de tempo, aceleração, distância, etc.), coloca o valor das variáveis que o programa solicita e o cálculo é realizado de forma automática.

Figura 1 - Exemplo para cálculo de tempo.
Desenvolvemos a lógica do programa afim de facilitar o uso, tornando o aplicativo intuitivo.
Identificamos em nosso aplicativo o link de nosso blog e os criadores do mesmo, para os usuários que gostarem do aplicativo e quiserem descobrir mais sobre nossa criação.

Figura 2 - Link e desenvolvedores.
Em breve, realizaremos nossa postagem com as utilizações finais de nosso programa, para facilitar ainda mais o entendimento do mesmo.

domingo, 14 de maio de 2017

Inicio do Projeto !

Os problemas que envolvem cálculos de vetores, muitas vezes, necessitam de diversas fórmulas para serem realizados. Com base nessa realidade, iniciamos o desenvolvimento de um aplicativo que auxiliará os alunos a realizarem exercícios onde existem esse tipo de cálculo.

O aplicativo está passando por uma série de atualizações, onde visamos melhorar o acabamento e as funcionalidades do mesmo.

Figura 1 - Aplicativo em fase de edição
Após alguns testes terem sido realizados, identificamos formas de adequarmos as informações para facilitar a utilização de nosso projeto. 

Figura 2 - Primeiro Layout
Novas funcionalidades ainda estão em desenvolvimento e serão apresentadas em breve.

Tema do Programa

VETORES

Na física podemos definir alumas coisas com apenas com o seu valor numérico, em vetores é necessário a inclusão de uma direção e seu sentido, assim não sendo valido somente o seu valor numérico.
É necessário sabermos a direção se o vetor esta na vertical ou se esta na horizontal ou inclinado, e o sentido para onde esta a grandeza
Como podemos ver na imagem a baixo, são aplicadas forças na vertical e na horizontal, assim tendo uma resultante no ponto deslocando X e Y receptivamente (3,2)

O vetor será escrito da seguinte forma :
 V = 3x+2y


Podemos decompor um vetor
Em muitos dos casos não sabemos as componentes X e Y, mas sabemos a resultante e seu angulo, senso assim é possível calcular os valores nos dois eixos
Em X :

V=cosφ .Fr 

Em Y :
V=senφ .Fr
**Fr= Força resultante

Exemplo : 
Componentes 
 Ax = 1,3 cm, Ay=2,25 cm
Angulo = 60°

Fr=Vx/cos60°
Fr=1,3/0,5
Fr=2,6

sábado, 13 de maio de 2017

Desenvolvedores do Programa!

Quem Somos?

Somos um grupo constituído por três estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade São Francisco. 

Felipe de Paula Mourão:
É um técnico mecatrônico, formado no Colégio Divino Salvador, que trabalha na área de vendas na Siemens em Jundiaí.

Giulliano Zonaro:
É um técnico eletrônico, formado no Colégio Divino Salvador, que trabalha na área de reparo em aparelhos celulares em Jundiaí.

Erick Bueno de Almeida:
É um técnico eletrônico, formado no Colégio Divino Salvador, que trabalha na área de instalação de sistemas de segurança na região de Jundiaí.

Estamos cursando o primeiro semestre, onde estamos passando por diversos desafios e experiências.

No momento, o nosso grande desafio é desenvolver um programa (APP) de celular para realizar contas relacionadas a vetores. Esse App está sendo desenvolvido com foco em auxiliar os estudantes em problemas onde fórmulas vetoriais são necessárias, afim de uma melhor e mais rápida conclusão e resolução dos problemas.

O desenvolvimento do aplicativo será apresentado em postagens posteriores, onde informaremos mais detalhes de nosso projeto.

sábado, 6 de maio de 2017

Primeiro contato com o APP Inventor.

Ha algumas semanas atrás, tivemos o nosso primeiro contato com o programa APP INVENTOR, que é um programa desenvolvido para ser usado na plataforma Android, ele é utilizado para fazer criação e edição de programas no sistema, nessa aula que tivemos como nosso palestrante um aluno que está cursando mestrado, a nossa aula foi bastante dinâmica e intuitiva, onde foi apresentado alguns trabalhos executados por ele como:

- Cubo de led 
- Carrinho de controle
- App contador de passos.

Entre outros trabalhos, os citados a cima foram apresentados.
Todos os trabalhos foram executados por comandos via celular, onde a comunicação era por Bluetooth, com uma placa semelhante ao arduino, desenvolvida por ele.
Nosso primeiro contato com a plataforma de criação de aplicativo, desenvolvemos um app que funciona como uma calculadora bem mais intuitivo com imagens para ajudar o usuário, inserindo os valores nos campos corretos como tensão, resistência e tempo como na imagem abaixo:



Pressionando o botão para calcular, as resposta serão mostrada nos campo abaixo:

O que é a Física.

Física!


A Física é a ciência que investiga as leis do universo, em relação à matéria e à energia, procurando enquadrar essas grandezas em sistemas lógicos.

A Física se desenvolve com base em teorias e experimentos. Ela é uma das ciências que são chamadas de “ciências da natureza”. O seu estudo envolve pesquisa, coleta e organização de dados e formulação de hipóteses. Esse conjunto de dados e hipóteses é chamado de método científico.

As principais teorias da física são: 
  • Mecânica Clássica (descrição do movimento de objetos);
  • Mecânica Quântica (determinação de medidas de grandezas);
  • Relatividade (relações do espaço-tempo e a gravidade);
  • Eletromagnetismo (estudo da eletricidade e magnetismo).
As Principais áreas de aplicação e estudo da Física são:
  • Acústica (estudo do som);
  • Eletricidade (estudo da eletricidade);
  • Mecânica (estudo do movimento);
  • Nuclear (estuda os núcleos e a matéria nuclear);
  • Óptica (estudo da luz).
Muitos cientistas deram grandes contribuições para o desenvolvimento da física. Entre eles, podemos citar:
  • Nicolau Copérnico (1473 – 1543): Anunciou o modelo heliocêntrico, “colocando” o Sol no centro do sistema solar,
  • Tycho Brahe (1546 – 1601): Utilizou de forma pioneira equipamentos de medição para mapear posições de corpos celestes, contribuindo imensamente com a astronomia.
  • Galileu Galilei (1564 – 1642): Inaugurou o método científico, estudou o movimento de corpos em queda livre.
  • Isaac Newton (1642 – 1727): Desenvolveu leis que conseguiram explicar praticamente todos os tipos de movimentos.
  • James Clerk Maxwell (1831 – 1879): Uniu a eletricidade e o magnetismo, dando origem ao eletromagnetismo.
  • Albert Einstein (1879 - 1955): Publicou em 1905 três extraordinários artigos: Teoria da relatividade restrita; Efeito fotoelétrico; Movimento browniano.


Bibliografia:

https://www.significados.com.br/fisica/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/introducao-fisica.htm